
A Fórmula Vee é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro.
Possui campeonatos em mais de 14 países e é a categoria de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (Moco), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela categoria.
A Fórmula Vee foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto e criador da Equipe Copersucar de F1 Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria. A 1ª corrida foi realizada em 1967, estando no grid o próprio Wilsinho e o irmão Emerson, Bi Campeão mundial de F1.
Depois de um hiato de 30 anos, a categoria foi re-criada pelo engenheiro Roberto Zullino, que em 2011 lançou um novo carro e produziu até o momento mais de 65 unidades.
Os carros desenvolvidos durantes os 2 períodos mantiveram o ponto forte da categoria que é manter o custo baixo, para iniciantes no automobilismo ou para aqueles que querem ter um hobby.

Os carros criados no Brasil possuem confiabilidade e desempenho, a exemplo dos antigos Fórmulas Vee, criados pelos irmãos Fittipaldi.
Principais Características da Categoria
Baixo Custo de Manutenção e Locação
Motor Standard, Sem Apêndices Aerodinâmicos
Campeonatos Equalizados e Enxutos
Chances Iguais para Todos os Participantes
Pegas de tirar o fôlego!
Por ser uma categoria com motor standard, pneus radial Pirelli P1, sem asas, ela permite que o talento do piloto se sobressaia, fazendo com que os pegas sejam mais intensos e que o grid não fique disperso na pista.
As corridas são curtas e permitem que pilotos novatos possam se familiarizar com o carro e consigam fazer uma corrida até o seu término.
Além dos pilotos novatos, é uma categoria que admite pessoal de mais idade, que deseja aprender a arte de pilotar e andar de igual para igual com os demais competidores.