Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Bicampeão dribla até buraco em Interlagos para vencer na abertura da Fórmula Vee

Bicampeão dribla até buraco em Interlagos para vencer na abertura da Fórmula Vee

Pista amanheceu com rompimento na curva do Laranjinha, mas não impediu o show de
Laurent Guerinaud na 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee.

Atual bicampeão paulista, Laurent Guerinaud comemora vitória na abertura da temporada da FVee em Interlagos.
(Crédito das imagens: Claudio Larangeira//Divulgação FVee)

 

Dirigir em ruas esburacadas não é novidade para os motoristas. Mas esta foi a primeira vez que os pilotos da Fórmula Vee encararam um buraco no meio da pista de Interlagos. Mesmo assim, o problema não impediu o show de Laurent Guerinaud, atual bicampeão paulista, na abertura da Temporada 2022 da FVee.

O piloto francês, radicado no Brasil e já acostumado com as más condições de ruas e estradas no país, superou adversários e o que foi chamado de “cratera do Laranjinha” na disputa da 1ª etapa do Campeonato Paulista. Ele venceu as duas provas e largou com tudo em busca do tricampeonato.

 

O francês Laurent Guerinaud (#1) passa pelo buraco no Laranjinha, onde a pista de Interlagos foi parcialmente interditada no sábado com caixas plásticas d’água, na 1ª prova do Campeonato Paulista de Fórmula Vee.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)

  

Guerinaud e os demais pilotos foram surpreendidos na manhã de sábado com um buraco de cerca de 1 metro de abertura no meio do Laranjinha. O local foi parcialmente interditado e a direção da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) decidiu manter as competições marcadas para o fim de semana em Interlagos. Todo o trecho até o Pinheirinho ficou sob bandeira amarela, onde era proibido ultrapassar.

Foi uma situação nova para mim, e acho que para todos também. Mas o buraco ficava fora do traçado da pista, do lado de fora da curva, por isso não atrapalhou tanto. E com a bandeira amarela, todos reforçaram a atenção e o cuidado”, disse Laurent. “Felizmente, correu tudo bem e não houve nenhum acidente.

 

Lucas Veloso (#96), Laurent Guerinaud (#1) e Gérson Zarpelão (#10) duelam no S do Senna, na abertura do Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)

  

Análise Técnica

Piloto da FVee e engenheiro sanitarista da Prefeitura do Rio, Daniel Rienda vistoriou o local. “Houve um rompimento da galeria pluvial que passa por baixo da pista naquele local. É uma galeria antiga, feita de tijolos, provavelmente dos nos 1940, por aí. O buraco é enorme, deve ter uns cinco metros de profundidade e mais cinco de largura. É muito maior do que a abertura”, disse.

Segundo ele, o problema já vinha se acumulando no local. “Este vazamento é antigo, não foi provocado por alguma ação imediata, como chegou a ser comentado em razão dos treinos dos caminhões da F-Truck no fim de semana. Isso já vinha há muito tempo, o asfalto vinha aguentando até não segurar mais. Agora, será preciso vedar o vazamento e preencher toda a galeria com material, pedras e concreto. Não é uma obra simples. É preciso fechar tudo para que não venha a romper o asfalto novamente", disse.

E foi justamente o que aconteceu. Na noite de sábado, após o primeiro dia de provas, a administração do autódromo vedou o vazamento e preencheu o buraco com pedras e concreto. O local foi fechado de forma provisória. No domingo, a pista já estava totalmente liberada e as provas foram disputadas normalmente. Nas próximas semanas, uma nova obra será feita, incluindo o recapeamento, principalmente para atender as exigências para a prova da Fórmula 1, em novembro.

 

Liderança Inédita

Na pista, Laurent Guerinaud mostrou o talento que o levou a conquistar duas vezes o Campeonato Paulista nos dois últimos anos. Na primeira prova, ainda com o buraco no Laranjinha, ele chegou a cair para a quinta posição, conseguiu se recuperar e venceu com apenas 0s193 de diferença para Lucas Veloso. Gérson Zarpelão Jr. foi o terceiro.

No domingo, o piloto francês contou com a sorte, quando viu o líder Lucas Veloso abandonar por problema mecânico e deixar o caminho livre para a vitória. Renan Casetta chegou em segundo e André Suenaga em terceiro.

 

Laurent Guerinaud lidera prova em Interlagos à frente de Lucas Veloso e Renan Casetta.
(Crédito da imagem: Claudio Larangeira/Divulgação FVee)

  


Assim, Laurent Guerinaud inicia pela primeira vez a competição na liderança. Os seus títulos foram conquistados sempre na última prova. Ele começa o Paulista com 40 pontos, seguido por Renan Casetta com 32. André Suenaga, Gérson Zarpelão e Augusto Santin dividem a terceira posição, com 26.

O francês também ficou com as vitórias na Máster, para pilotos acima de 40 anos, e lidera à frente de André Suenaga e Augusto Santin, ambos com 34.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee será nos dias 4 a 6 de março, no Velocitta, em Mogi Guaçu. A FVee volta a Interlagos em abril, nos dias 15 a 17, para a terceira etapa da competição.

 

 

À esquerda, o belo alinhamento dos carros na saída dos boxes de Interlagos. Na sequência, os pilotos da FVee em disputa na pista.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)

  

O piloto Laurent Guerinaud vence as duas provas da primeira etapa, em Interlagos.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)

  

 

Venha correr de FVee

Para saber como competir no Campeonato Paulista de Fórmula Vee e na Copa ECPA, em Piracicaba, além da FVee Open (exclusiva para iniciantes), e também realizar Treinos, Drive Day e Aulas de Pilotagem, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pódios da 1ª Etapa do Paulista de FVee 2022.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)

  

 

 

Resultados da 1ª etapa do

Campeonato Paulista de FVee

No Autódromo de Interlagos

Sábado - 19/Fevereiro

 

1ª prova - Sábado (19/2) 

1) Laurent Guerinaud, 24min20s523
2) Lucas Veloso, 24min20s716
3) Gérson Zarpelão Jr, 20min21s028
4) Renan Casetta, 24min31s626
5) Augusto Santin, 24min31s979
6) André Suenaga, 24min37s199
7) Saulo Soares, 24min52s314
8) Ara Mendonça, 24min52s974
9) Daniel Rienda, 24min53s580
10) Rodrigo Pereira, 24min59s942

 

2ª prova - Domingo (20/2) 

1) Laurent Guerinaud, 24min21s752
2) Renan Casetta, 24min32s408
3) André Suenaga, 24min40s365
4) Augusto Santin, 24min40s408
5) Daniel Rienda, 24min41s781
6) Gérson Zarpelão Jr, a uma volta
7) Lucas Veloso, a 4 voltas
8) Rodrigo Pereira, a 6 voltas
9) Saulo Soares, desclassificado

 

  

Classificação do

Campeonato Paulista de FVee

Após 1 de 8 etapas

 

GERAL

1) Laurent Guerinaud – 40 pontos
2) Renan Casetta – 32
3) André Suenaga – 26
4) Gérson Zarpelão Jr – 26
5) Augusto Santin – 26
6) Daniel Rienda – 19
7) Lucas Veloso – 18
8) Saulo Soares – 9
9) Ara Mendonça - 8
10) Rodrigo Pereira – 6

 

MÁSTER

(para pilotos acima de 40 anos)

1) Laurent Guerinaud – 40 pontos
2) André Suenaga – 34
3) Augusto Santin – 34
4) Daniel Rienda – 24
5) Saulo Soares – 14
6) Ara Mendonça – 12
7) Rodrigo Pereira – 9

 

 

Equipe Fórmula Vee nesta primeira etapa do Paulista de FVee.
(Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee)

  

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.