Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Destaque da temporada da FVee, piloto francês é vice-líder do Paulista e já superou até Alain Prost

Destaque da temporada da FVee, piloto francês é vice-líder do Paulista e já superou até Alain Prost

Laurent Guerinaud faz a sua estreia na categoria e briga pelo título em Interlagos. 
Na França, chegou a bater o tetracampeão da F1 em prova de kart.

 

Laurent Guerinaud começou a competir na FVee em agosto, sem nunca ter participado de provas com um monoposto. Três meses depois, o piloto francês já soma três vitórias em Interlagos, assumiu a vice-liderança e está na briga pelo título do Campeonato Paulista.

Depois de 13 anos longe das corridas, a saudade da competição automobilística era muito forte, e aos 41 anos Laurent Guerinaud decidiu voltar às pistas. Ele fez sua estreia no Campeonato Paulista de Fórmula Vee em agosto, na retomada da competição após a interrupção devida ao COVID-19, e desde então, acumulou os sucessos.

 

Laurent Guerinaud comemora vitória no Campeonato Paulista de Fórmula Vee, em Interlagos (crédito: Claudio Larangeira).
Na sequência, o piloto francês em disputa de prova do Paulista de FVee em Interlagos (crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee).

 

A princípio, seria apenas uma corrida para me divertir”, conta este francês, radicado no Brasil desde 2007, casado com uma brasileira, Solange, e pai de dois filhos. A mulher, inclusive, foi uma das incentivadoras da sua volta às pistas. “Este carro é muito diferente de tudo que eu pilotei até agora e tive muito pouco tempo para me acostumar. Já estar nesta posição, com chances reais de ganhar o campeonato, é realmente fantástico!”, afirma.

 

Conquista histórica contra Prost

Como muitos pilotos, Laurent Guerinaud começou no kart, aos 10 anos, no seu país de origem, onde conquistou dois títulos de campeão de Île de France, em 1992 e 1993, entre outros. Ele competia com pilotos hoje renomados, como Sébastien Bourdais, que foi tetracampeão de Champ Car nos Estados Unidos e disputou duas temporadas na Fórmula 1. Aos 15 anos, Guerinaud até chegou a participar de uma corrida de kart com Alain Prost e ainda terminou na frente do tetracampeão de F1, com a melhor volta!

 

O então garoto Laurent Guerinaud (#12), em provas de kart na França.
(crédito: Arquivo Pessoal)

 

Foi uma corrida de endurance por equipes. Cheguei em 10º e o Prost em 15º. Meu parceiro era campeão da Europa de Fórmula Renault, mas eu fui o mais rápido”, lembra Laurent. A prova foi o Grand Prix de L’Armistice, em 1994, em Angerville, na França.

Laurent era um dos pilotos de corrida mais talentosos e promissores da época, mas teve que abandonar as pistas aos 16 anos por falta de apoio financeiro. “Soube depois que meus pais se endividaram para que eu pudesse continuar a correr, porque o apoio dos patrocinadores não era suficiente”, diz. “A minha família passou por um momento difícil financeiramente, até tivemos que economizar na comida para que eu pudesse correr. Chegou um momento em que não deu mais para sustentar a paixão.

 

O tertracampeão de F1 Alain Prost (#5), na prova de kart em que foi batido por Laurent Guerinaud.
(crédito: Arquivo Pessoal).

 

 

Carreira profissional

Laurent se dedicou aos estudos e passou na ESSEC, uma das melhores escolas de administração da Europa, onde obteve seu MBA. Levado por sua paixão pelos carros, ele trabalhou sucessivamente para a Seat (marca do Grupo Volkswagen na Europa), a Renault, a Peugeot e a Citroën na França.

O seu percurso profissional lhe deu uma nova oportunidade de pilotar. Quando a Peugeot montou uma equipe de Rencontres Peugeot Sport, ele foi selecionado para pilotar o 206 da marca. Infelizmente, a aventura durou pouco: depois de um ano de muitos aprendizados, a montadora desistiu da competição por motivos financeiros. Laurent foi notado por uma equipe privada que lhe ofereceu um volante no ano seguinte. Os resultados foram promissores, mas ele teve que guardar o capacete de novo para acompanhar sua ex-esposa para o Brasil.

Quando tive que abandonar o kart, perdi toda chance de carreira no automobilismo”, explica Laurent Guerinaud. “Por isso, a prioridade passou a ser minha carreira profissional e minha família. Assim, quando minha ex-esposa foi transferida para São Paulo, desisti novamente da competição para acompanhá-la.” O francês brinca que o primeiro casamento não deu certo, mas ele se apaixonou pelo Brasil e resolveu ficar.

 

Laurent Guerinaud em provas de Turismo na Europa pela equipe oficial da Peugeot.
(crédito : Arquivo Pessoal)

 

 

Diretor no Brasil

Hoje, Laurent é diretor da GiPA do Brasil, instituto europeu de referência em inteligência de mercado e pesquisa no aftermarket automotivo. “As habilidades que o automobilismo me proporcionou sempre me ajudaram na minha carreira profissional”, explica Laurent. “Hoje, os principais clientes da GiPA são montadoras, fabricantes de peças, pneus e lubrificantes, e quando compartilho minha experiência de pós-venda com eles, meu conhecimento técnico é uma real vantagem."

Da mesma forma, sua experiência em marketing e comunicação foi essencial para poder correr. “Os resultados não são suficientes para convencer os patrocinadores, precisa saber se comunicar e ajudar seus parceiros a tirar o maior proveito do seu investimento”, diz Laurent. “Não basta se limitar a um adesivo no carro, mas também aumentar sua visibilidade nas redes sociais, na imprensa, dar ferramentas para usar meus resultados, minha imagem, propor eventos, com exposição do carro de corrida, drive days, etc."

E o piloto já conseguiu conquistar os primeiros apoiadores. “Graças aos bons resultados, chamei a atenção da Rokim Automotive e da Chancela 1720, o que me permitiu continuar a temporada”. Dois outros patrocinadores, baseados na França, juntaram-se posteriormente ao “Team Guerinaud”: a DK Drones e a SV Automobiles.

Além da paixão pelo automóvel, ele aprecia a fotografia. Autodidata, foi fotógrafo profissional por alguns anos logo após sua chegada ao Brasil. Ele foi premiado em vários concursos, realizou exposições, ministrou cursos de fotografia e até chegou a ser colunista nas revistas Técnica & Prática e Fotografe Melhor.

Hoje, Laurent tem chances reais de conquistar o título do Campeonato Paulista de FVee. Ele está apenas 10 pontos atrás do líder, isso depois ter iniciado a competição com 32 pontos de desvantagem. A próxima etapa será realizada nos dias 27 a 29 de agosto, em Interlagos.

 

Sobre a GiPA e os patrocinadores

GiPA (www.gipa.eu)
A GiPA está presente em 35 países e possui 34 anos de experiência, comemorando em 2020 seus 20 anos de presença no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

 

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)
A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

 

Chancela 1720 (www.dbrglobal.com.br)
A cachaça Chancela 1720, nascida da tradição dos primeiros alambiques chegados a Entre Rios de Minas no começo do século XVIII, vem para se estabelecer como um destilado de primeira linha no mercado brasileiro. Aliando um visual requintado a um método de fabricação artesanal com 300 anos de história, Chancela 1720 se destaca por ser uma cachaça de excelente qualidade gustativa, olfativa e sensorial. Sua maturação em barris de carvalho escocês maltados vem aportar um sabor único, além de uma bela cor dourada. “Fiel ao seu lema "Viva a lenda!", Chancela 1720 orgulhosamente patrocina o piloto Laurent Guerinaud,”, disse David Doro, produtor. “E vamos colhendo os frutos dessa parceria de sucesso dentro e fora das pistas.”

 

DK Drones (www.dk-drones.fr)
A DK Drones é uma empresa líder no mercado de drones, localizada no norte da França. Oferece conselhos e serviços para concepção e manutenção de drones e propõe as melhores soluções para fotos aéreas, modelagem 3D, inspeção ou limpeza de telhado, ...

 

SV Automobiles (https://sas-sv-automobiles.business.site/)
A SV Automobiles é uma empresa de vendas de carros esportivos, localizada no norte da França, que atende a Europa toada, privilegia a qualidade e o aconselhamento personalizado.

 

 

Saiba mais e participe!

Para saber como participar da Copa ECPA e do Campeonato Paulista em Interlagos, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para saber mais sobre o ECPA, acesse: www.ecpa.com.br

 

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2021 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.