As Últimas da FVee Brazil

Notícias, destaques e os fatos mais recentes da Formula Vee Brazil.

Os 50 anos sem Bruce McLaren, campeão mundial de Fórmula Vee

Os 50 anos sem Bruce McLaren, campeão mundial de Fórmula Vee

Ícone do automobilismo e da Fórmula 1, o renomado piloto correu de FVee e 
conquistou o título mundial da categoria nas Bahamas, em 1964.

Por Fernando Santos

 

A Fórmula Vee Brasil presta sua homenagem ao lendário piloto e ícone do automobilismo mundial Bruce McLaren, nesta semana em que se completam 50 anos de sua morte. Assim como outros grandes nomes das pistas, ele também correu de FVee.

Em 1964, com 24 anos, Bruce McLaren conquistou o que era considerado o Campeonato Mundial de FVee, disputado em Nassau, nas Bahamas, título registrado na foto rara e histórica deste post.

 

Bruce McLaren (#27) na prova em que se sagrou campeão mundial de FVee, em 1964, em Nassau, nas Bahamas (crédito: foto enviada por Glenn Dobkin
ao portal www.virhistory.com). Na sequência, Bruce McLaren, que morreu em 2 de junho de 1970, num acidente durante treino com um modelo Can-Am
da sua própria equipe, em Goodwood, na Inglaterra (crédito: portal www.bruce-mclaren.com). 

 

As corridas nas Bahamas eram muito populares desde o final dos anos 1950, com provas de turismo e até mesmo de Fuscas (ou Beetles, como eram chamados). O surgimento e a popularização da Fórmula Vee nos EUA levou à criação do chamado Mundial das Bahamas, patrocinado por concessionárias americanas da Volkswagen, antes mesmo de a categoria chegar à Europa.

Bruce McLaren (#27) e Sheldon Dobkin (#28) na prova histórica do Campeonato Mundial de FVee de 1964 em Nassau, nas Bahamas.
Crédito: foto enviada por Glenn Dobkin ao portal www.virhistory.com. 

 

Bruce McLaren já era piloto de Fórmula 1 quando aproveitava as folgas para correr onde mais fosse possível. Em Nassau, ele competiu em diversas provas e ganhou o título na FVee pela equipe de Gene Beach, que se notabilizou por ser um dos mais vitoriosos construtores de carros da categoria.

A conquista de Bruce McLaren em 1964 se deu após os dois primeiros colocados na prova terem sido desclassificados por irregularidades no motor, segundo o relato em http://www.virhistory.com/beach/beach/mag/rt66.htm

No ano seguinte, em 1965, Bruce McLaren voltou às Bahamas e venceu o tradicional Troféu Governador de FVee, como foi relatado pelo The New York Times (https://www.nytimes.com/1965/12/04/archives/mclaren-of-new-zealand-triumphs-in-governors-trophy-race-in-nassau.html).

A participação na Fórmula Vee de um dos maiores nomes do automobilismo é uma surpresa até mesmo para Wilson Fittipaldi Junior, um dos criadores da categoria no Brasil: "Eu conheci o Bruce numa prova em Silverstone no final dos anos 1960. Nós nos cumprimentamos e foi só. Não sabia que ele havia corrido de FVee".

Bruce McLaren faz parte de um grupo de grandes nomes que passaram pela FVee, incluindo Emerson e Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Niki Lauda, Keke Rosberg, entre outros.

Emerson Fittipaldi, que iniciou a sua carreira na FVee no Brasil, em 1967, viria a se tornar o primeiro piloto campeão mundial de F1 pela equipe McLaren, em 1974. Anos depois, Ayrton Senna ganhou seus três títulos também pela McLaren.

Publicação mostra a largada da prova válida pelo Campeonato Mundial de FVee de 1964 nas Bahamas, com Bruce McLaren identificado no canto inferior esquerdo.
Crédito: foto enviada por Glenn Dobkin ao portal www.virhistory.com. 

 

 

Página do jornal The New York Times com destaque para a conquista de Bruce McLaren na Fórmula Vee, em 1965 (crédito: reprodução The New York Times). 

 

 

O neozelandês Bruce McLaren morreu aos 32 anos, em 2 de junho de 1970, num acidente no autódromo de Goodwood, na Inglaterra, durante um teste com um modelo Can-Am da própria McLaren.

A raríssima foto de Bruce McLaren competindo de FVee é do portal http://www.virhistory.com/, enviada por Glenn Dobkin, da família de Sheldon Dobkin, que correu ao lado do famoso piloto nas Bahamas.

 

 

 

 

 


Outras Notícias

© 2016-2020 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.