Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Promessa do automobilismo, Nathan Brito é campeão da Copa ECPA de FVee e vai correr no exterior

Promessa do automobilismo, Nathan Brito é campeão da Copa ECPA de FVee e vai correr no exterior

Nathan Brito, de apenas 15 anos, conquista o título em Piracicaba após duelo épico e ganha participação em prova na Challenge Cup Series.

 

Jovem promessa do automobilismo nacional, o piloto Nathan Brito, de Londrina, conquistou de forma impecável a Copa ECPA de Fórmula Vee, o seu primeiro título logo no ano de estreia nas pistas. Como prêmio, terá direito a participar da Challenge Cup Series, competição de FVee disputada nos EUA e Canadá.

Filho de Valdeno Brito, piloto da Stock Car, o garoto de apenas 15 anos garantiu o título ao vencer as duas provas da etapa final da competição, no último sábado, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP). Ele repetiu o show das três provas anteriores e, além das vitórias, marcou as dois poles e fez as duas voltas mais rápidas. E ainda terminou a temporada com o recorde da pista e o maior número de poles (8 em 10 provas).

É incrível vencer um título tão importante logo no meu primeiro ano no automobilismo”, disse Nathan Brito. “Ainda mais numa categoria onde passaram campeões como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, além de ter revelado outros grandes pilotos como o Wilsinho Fittipaldi e o José Carlos Pace. Fico muito feliz por fazer parte desta história e quem sabe seguir os passos desses verdadeiros ídolos.

O jovem de Londrina dominou a segunda metade da Copa ECPA. Após um início difícil, ele venceu as últimas cinco provas da temporada em Piracicaba e terminou com 159 pontos. Gabriel Paulino foi o vice com 138 pontos e Rafael Caputi ficou em terceiro, com 123.

Na corrida final, Nathan Brito e Rafael Caputi travaram um duelo épico pela liderança, com várias ultrapassagens entre eles durante toda a prova. Nathan venceu por apenas 0s920. O resultado levou a uma medida rara: os dois pilotos foram parabenizados pelo diretor de prova, Rodrigo Correa, pela disputa leal e respeitosa, como deve ser na pista.

Para Wilsinho Fittipaldi, criador da FVee no Brasil e atual consultor da categoria, o título foi mais do que merecido. “O Nathan fez um campeonato fantástico, superando as dificuldades no início até se tornar praticamente imbatível na reta final. Está de parabéns e com certeza tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou.

Wilsinho destacou ainda o fato de a Fórmula Vee seguir com o seu principal objetivo: de ser uma categoria acessível e formadora de pilotos: “O Nathan é mais um jovem que nasce neste nosso projeto que já dura 51 anos é o caminho para o automobilismo nacional, oferecendo a chance de competir em carros de baixo custo e sendo uma verdadeira escola para quem quer seguir carreira no automobilismo.

Como prêmio pelo título, Nathan Brito terá direito a participar de uma etapa da Challenge Cup Series, competição de FVee disputada nos EUA e Canadá.

Será ótimo correr no exterior pela primeira vez, numa prova que reúne alguns dos principais pilotos americanos e canadenses. Será uma grande oportunidade que a Fórmula Vee me oferece para ganhar experiência e continuar crescendo como piloto”, afirmou Nathan.

 

Fórmula Vee e a Challenge Cup Series

A Fórmula Vee e a Challenge Cup Series mantém, há dois anos, parceria para o intercâmbio internacional de pilotos. No Brasil, seis pilotos estrangeiros já participaram de provas em Interlagos. E dois brasileiros já correram no exterior.

Nathan ainda busca mais um título na temporada. Ele lidera o Campeonato Paulista da Fórmula Vee Júnior, que terá a sua última etapa em dezembro, em Interlagos.

 

Para saber mais sobre a Copa ECPA acesse www.ecpa.com.br

Para saber mais sobre a Challenge Cup Series, acesse www.challengecupseries.com

 

Classificação final da Copa ECPA 2018

1) Nathan Brito - 159 pontos
2) Gabriel Paulino – 138
3) Rafael Caputi – 123
4) Augusto Santin – 102
5) Octávio Nucci Neto – 87
6) Lucas Veloso – 79
7) Eduardo Imamura – 60
8) João Pedro Guedes – 36
9) Vinícius Kwong – 30
10) Cristiano Denardi – 24
11) Oscar Moraes Neto – 23
12) Saulo Soares – 19
13) Giordano Costa – 16
14) Walace Martins – 10
15) Edson Schimidt – 9
16) Claudio Cordeiro Souza – 8
17) Luiz Carlos Finotti – 0

 

Resultado da primeira prova da 5ª e última etapa da Copa ECPA, sábado (20/10)

1) Nathan Brito, 14min42s258
2) Rafael Caputi, a 4s913
3) Lucas Veloso, a 20s631
4) Octávio Nucci Neto, a 20s757
5) Augusto Santin, a 22s481
6) Saulo Soares, a 1min12s529

 

Resultado da segunda prova da 5ª e última etapa da Copa ECPA, sábado (20/10)

1) Nathan Brito, 14min49s568
2) Rafael Caputi, a 0s920
3) Augusto Santin, a 6s243
4) Octávio Nucci Neto, a 12s715
5) Lucas Veloso, a 18s881
6) Walace Martins, a 21s561
7) Saulo Soares, a 1 volta

 

Na imagem acima, Nathan Brito com a mãe, Milena, após a conquista do título da Copa ECPA de FVee.
Crédito das imagens: Fernando Santos/Divulgação FVee

  

Nathan Brito, campeão da Copa ECPA de FVee, com Wilsinho Fittipaldi e Flavio Menezes, diretor da FVee.
Crédito da imagem: crédito Fernando Santos/Divulgação FVee

Nathan Brito no alto do pódio final da Copa ECPA, com o seu primeiro título no automobilismo.
Crédito da imagem: crédito Fernando Santos/Divulgação FVee

 

Nathan Brito (#77) na disputa da última etapa da Copa ECPA de FVee, em Piracicaba.
Crédito da imagem: crédito Fernando Santos/Divulgação FVee

 

Nathan Brito (carro azul) e Rafael Caputi no duelo que valeu elogios da direção de prova pelo respeito e lealdade entre os dois pilotos.
Crédito da imagem: crédito Fernando Santos/Divulgação FVee

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.