Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

FVee faz homenagem com o GP José Carlos Pace em Interlagos

FVee faz homenagem com o GP José Carlos Pace em Interlagos

Prova vai lembrar os 40 anos da morte de um dos maiores pilotos brasileiros e pioneiro da Fórmula Vee no país.

 

A Fórmula Vee irá homenagear em sua próxima corrida um dos maiores nomes do automobilismo nacional e também um dos pioneiros da categoria mais tradicional do país na formação de pilotos: José Carlos Pace.

O GP José Carlos Pace de Fórmula Vee será disputado no autódromo que leva o seu nome, em Interlagos, com programação de treinos e corrida entre 30 de março e 2 de abril. A competição será válida também pela segunda etapa do Campeonato Paulista.

José Carlos Pace foi um dos precursores da FVee no Brasil, criada pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi em 1967. A categoria serviu para impulsionar a carreira internacional de Pace na Europa, até chegar à Fórmula 1.

A morte de Pace completa neste sábado (18 de março) 40 anos. Ele foi vítima de um acidente com um avião monomotor em Mairiporã, próximo a São Paulo, em 1977.

O Pace foi com certeza um dos grandes pilotos brasileiros. E nem me refiro ao período em que corremos juntos na Fórmula Vee ou na F1. Quanto tinha uns 12 anos, ele já mostrava seu grande potencial em nossas corridas em carrinhos de rolimã nas ladeiras do Pacaembu, onde ele morava”, lembra Wilsinho Fittipaldi, hoje consultor e instrutor da FVee.

Na nossa época, as corridas de FVee eram muito emocionantes, porque sempre andávamos juntos, cinco ou seis carros bem próximos. Era fantástico para quem guiava e para quem assistia. Justamente o que estamos refazendo agora”, diz Wilsinho. Ele, Emerson e Pace seguiram da FVee para carreira na Europa até a F1, comprovando o caráter formador da categoria no automobilismo.

Nos 40 anos da morte de Pace, Wilsinho guarda sua maior recordação do amigo das pistas: “Foi numa corrida em Nurburgring, na Alemanha, com o traçado antigo. Andamos o tempo todo juntos e chegamos colados um no outro, o Pace em quarto, eu em quinto e o Emerson em sexto.

Na época, o circuito alemão tinha 22.835 metros. Naquela prova, Pace fez a volta mais rápida, com um tempo hoje inimaginável em qualquer corrida de Fórmula 1: 7min11s4. A prova teve apenas 14 voltas, mas durou 1h42min. Foi vencida por Jackie Stewart. A diferença entre os três brasileiros foi de apenas um segundo.

Para Flávio Menezes, diretor e organizador da FVee, este é mais um momento para a categoria lembrar de grandes nomes do automobilismo nacional: “José Carlos Pace foi um exemplo para todos os pilotos e até hoje é uma grande inspiração para quem está começando, como na FVee”. No início de março, a Fórmula Vee homenageou o mineiro Cristiano da Matta com o GP em Curvelo (MG).

 

Leia também: Saiba como foi a história de José Carlos Pace na Fórmula Vee

 

Crédito das fotos de época: Reprodução/Arquivo pessoal Mário Estivalet.

Crédito das fotos da réplica do FVee de José Carlos Pace na pista de Interlagos: Rodrigo Ruiz.

 

José Carlos Pace em prova de Fórmula Vee disputada, em Campinas, em abril de 1968.

 

Pace em disputa de prova de FVee no Rio de Janeiro, em 1967, ano de estreia da categoria no Brasil.

 

 

Réplica do carro de FVee de José Carlos Pace, construída pelo colecionador Mário Estivalet.

 

Réplica do carro de FVee de José Carlos Pace, construída pelo colecionador Mário Estivalet, em Interlagos.

 

Réplica do carro de FVee de José Carlos Pace, construída pelo colecionador Mário Estivalet, em Interlagos.

  

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.