Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Autor explica dados incompletos sobre a carreira de Niki Lauda na Fórmula Vee

Autor explica dados incompletos sobre a carreira de Niki Lauda na Fórmula Vee

Livro lançado em novembro de 2019 levou nove anos para reunir todas as provas do piloto austríaco,
algumas que não estavam nem mesmo em suas biografias.

Por Fernando Santos

 

Listar todas as provas da carreira de Niki Lauda em diversas categorias foi um desafio para o autor inglês Jon Saltinstall, especialmente durante os dois anos que o piloto austríaco competiu na Fórmula Vee.

Eu descobri como é difícil reunir informações históricas. Levei nove anos em minha pesquisa para escrever o livro sobre Lauda, e o material referente à FVee foi muito complicado devido a informações incompletas, com diversas corridas que não estavam relacionadas nem mesmo em suas próprias autobiografias”, disse Saltinstall à Fórmula Vee Brasil.

O livro “Niki Lauda – His Competition History” foi lançado em novembro do ano passado. A publicação lista com detalhes cada uma das 316 provas disputadas pelo piloto austríaco, com 500 fotos. O tricampeão mundial de F1 morreu em 2019, aos 70 anos.

Segundo a publicação, Lauda disputou ao todo 21 provas na Fórmula Vee. Ele começou a competir no final de 1968, como experiência, quando correu apenas quatro vezes. Em 1969, ele fez a temporada completa, 17 provas no total.

Saltinstall registra três vitórias de Lauda, e não apenas uma como o site da Fórmula Vee Brasil chegou a publicar inicialmente. Destas, apenas uma vitória ocorreu em prova oficial, que foi também seu primeiro triunfo na FVee, na corrida pelas ruas de Sopron, na Hungria, em julho em 1969.

 

Confira aqui como foi a vitória histórica em Sopron e também um vídeo da prova,
além de outras curiosidades sobre o piloto
.

 

As duas outras vitórias foram em eventos considerados amistosos, sem valer para nenhuma competição nacional ou europeia. Lauda venceu um evento privado realizado em Monza, na Itália, em setembro de 1969. Segundo o autor, o “Festival Auto Monza” foi fechado ao público e à imprensa e reuniu carros de várias categorias, incluindo a Fórmula Ford e a Fórmula Baby (esta, de curtíssima existência).

A terceira vitória de Lauda foi em Neubiberg, um distrito de Munique, na Alemanha, em 26 de outubro de 1969. Aquele tratou-se de um evento apenas com a Fórmula Vee, onde Lauda ganhou a primeira bateria, chegou em terceiro na segunda e foi considerado vencedor na soma das duas provas. Esta corrida marcou ainda a sua despedida da FVee.

 

Niki Lauda, em prova da Fórmula Vee, em 1969 (crédito: Kaimann Racing Team). Na sequência, a capa do livro "Niki Lauda - His Competition History", do autor inglês Jon Saltinstall, com o registro de todas as 316 provas disputadas pelo piloto austríaco (crédito: reprodução/Editora Evro).

 

 

Omissões oficiais

A dificuldade de Jon Saltinstall em reunir todas as provas do famoso piloto austríaco pode ser confirmada com base no livro “Niki Lauda: The Biography”, escrito por Maurice Hamilton e lançado em maio deste ano. Nesta publicação, o autor diz que “Lauda venceu apenas uma vez na Fórmula Vee”.

A listagem total ficou ainda mais complicada em razão das informações desencontradas fornecidas pela própria Kaimann Racing Team, a equipe de Lauda em suas duas temporadas na FVee.

A Kaimann registrava apenas as provas de Lauda em 1969. Até que Jon Saltinstall reuniu documentos e depoimentos sobre a estreia que na verdade ocorrera em 1968, numa prova na Finlândia. E ainda havia outras três naquele ano.

O livro de Saltinstall com o registro de todas as provas disputadas por Niki Lauda (incluindo, claro, na Fórmula 1) não está disponível no Brasil. Mas pode ser adquirido em sites como Amazon (https://www.amazon.com.br/Niki-Lauda-His-competition-history/dp/1910505463) e também na editora inglesa Evro em https://www.evropublishing.com/products/niki-lauda-his-competition-history

 

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.