Notícias da FVee

Informações e fatos mais relevantes sobre a categoria e seus pilotos.

Piloto santista faz estreia na abertura da Fórmula Vee Júnior em Interlagos

Piloto santista faz estreia na abertura da Fórmula Vee Júnior em Interlagos

João Pedro Guedes inicia carreira no automobilismo em nova categoria voltada para jovens entre 15 e 18 anos.

 

O sonho de se tornar um piloto profissional de automobilismo começa neste fim de semana para o jovem santista João Pedro Guedes. Ele fará a sua estreia na Fórmula Vee Júnior, que terá a primeira prova no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Aos 18 anos, João Pedro vai competir na categoria criada para incentivar e abrir portas a novos pilotos. A FVee Júnior vai reunir garotos de 15 a 18 anos (para quem tem 15 anos deve completar 16 em 2018). Mantendo a tradição de 50 anos da Fórmula Vee, a Júnior seguirá com a proposta de oferecer um monoposto competitivo e de baixo custo.

Está cada vez mais difícil correr no Brasil, em razão dos custos elevados das diversas categorias”, diz Wilson Fittipaldi Júnior, consultor técnico e instrutor da Fórmula Vee. “Por isso, além da nossa categoria principal, criamos a FVee Júnior para estimular os jovens e sem precisar de altos investimentos.

 

Aprovado em curso de pilotagem

O jovem santista fez o curso de pilotagem da FVee e foi aprovado para disputar sua primeira prova, neste fim de semana.

O João Pedro mostrou durante o curso que é um piloto concentrado e que assimila muito bem o que está sendo ensinado”, afirma Suzane Carvalho, instrutora da FVee. “Sua grande virtude é aprender rapidamente as técnicas de pilotagem e de acertos do carro, tornando-se cada vez mais veloz na pista. Agora, vamos ver como ele se comporta numa prova oficial.

Para João Pedro, este é um sonho que começa a ser realizado. “Não é fácil, mas estou batalhando para conseguir me tornar um piloto”, diz o garoto santista. “A FVee está me dando esta oportunidade, conto com o auxílio do Wilsinho e da Suzane, e espero evoluir ao longo do tempo e ver até onde posso chegar.

 

Projeto de Crowfunding para arrecadar recursos

Para concretizar este sonho, João Pedro conta com a ajuda da família e desenvolve um projeto de crowfunding para arrecadar recursos, que pode ser acessado em https://www.catarse.me/projetoformulavee?project_id=72624. Em menos de um mês, ele já conta com cerca de R$ 1.500 em contribuições.

A primeira etapa da FVee Júnior será neste fim de semana em Interlagos, com duas provas, válidas pelo Campeonato Paulista. Os jovens pilotos irão para a pista na sexta-feira, para os treinos livres. No sábado, disputam o treino classificatório e a primeira bateria, de 12 voltas. A segunda bateria será no domingo.

Para competir na FVee Júnior, o piloto paga a inscrição na prova e o aluguel do carro. O custo total por etapa é de cerca de R$ 5.000, incluindo três dias de treinos e corridas, além de combustível e uso de equipamento como macacão, capacete e Hans (protetor cervical).

Ao todo, a FVee Júnior terá oito etapas em Interlagos. A nova categoria terá provas também pela Copa ECPA, em Piracicaba (SP), e no autódromo de Campo Grande (MS). Outras corridas estão sendo definidas.

 

Futuro do Brasil na Fórmula 1

Para Wilsinho Fittipaldi, criador da FVee no Brasil em 1967, o automobilismo nacional precisa de ações para atrair novos pilotos, como aqueles que estão deixando o kart.

Não é à toa que não temos nenhum piloto brasileiro na Fórmula 1. Isso é consequência de anos de ausência de projetos para formar novos pilotos. Estamos retomando este trabalho com a FVee Júnior”, diz Wilsinho. “Claro que não é possível garantir que daqui sairá um piloto para a F1 ou para a F-Indy. Mas é preciso ter um ponto de partida.

 

Programação da FVee em Interlagos neste fim de semana

Quinta-feira (5/4)
FVee Experience: drive day, curso de pilotagem e treino livre. Para participar, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue (11) 3384-9356

Sexta-feira (6/4)
Treinos livres: 8h às 9h e das 12h50 às 13h50

Sábado (7/4)
Treino classificatório das 8h às 8h25
1ª bateria: largada às 11h40

Domingo (8/4)
2ª bateria: largada às 13h

 

 

Na imagem acima, o jovem piloto santista João Pedro Guedes com a instrutora Suzane Carvalho, após ser aprovado em curso de pilotagem na Fórmula Vee, em Interlagos.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee

 

Pilotos em disputa da Fórmula Vee em Interlagos; neste fim de semana, a competição terá a primeira etapa do Campeonato Paulista de FVee Júnior com a estreia do santista João Pedro Guedes.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee

 

 

Wilsinho Fittipaldi acompanha jovens pilotos no box da Fórmula Vee em Interlagos.
Crédito da imagem: Fernando Santos/Divulgação FVee

 

 

 


Buscar em notícias

Outras Notícias

© 2016-2024 FVee Brazil. Todos os direitos reservados. Designed by GroovePix.